Formação para Barista

Carga horária: 3 dias - 18 horas (das 10h00h às 16h00)

Conhecimentos específicos e profundos da planta à xícara, execução e degustação de todos os métodos de preparo de café, além do ‘espresso’, degustação de diferentes qualidades de cafés, pontos de torra, preparo de bebidas com leite como cappuccinos, lattes e bebidas clássicas a base de café.

Público alvo: Futuros profissionais, profissionais e/ou empresários da área de cafeterias, restaurantes, hotéis, etc.

Programação:

1.História do café
2.Café no mundo
3.Espécies de Cafés (arábica e canephora)
4.Introdução aos processos de; lavoura, pós-colheita, secagem, beneficiamento, torra e blend
5.Avalição e testes com diferentes tipos de café; categorias de qualidade e pontos de torra
6.Métodos de preparo do Café (qualidade da água, diversos métodos de extração)
7.Preparo do ‘espresso’ nas máquinas profissionais, variações do ‘espresso’, acompanhamento da moagem, compactação, extração e qualidade da bebida
8.Vaporização e diferentes tipos de leite
9.Preparo de bebidas com leite Clássicas e com leite
10.Processo de limpeza e cuidados com os equipamentos

Número máximo de participantes: 8

Investimento: R$850,00 - Desconto de 7% no pagamento à vista ou Parcelado em até 3x no crédito - para essa opção necessário depósito de 20% do valor do curso na inscrição para garantir a vaga. O Centro de Preparação de Café - CPC não fará reembolso do valor pago pelo curso quando houver desistência por parte do interessado. O aluno poderá utilizar o crédito para uma próxima turma se informar sobre sua desistência com 48 horas de antecedência da data programada para o início do curso. O CPC se reserva o direito de adiar ou cancelar cursos em função de alteração de agenda, limite de vagas e número mínimo de alunos por turma. Nesse caso é realizado o reembolso.

Instrutor: Cecília Sanada

Barista e analista sensorial de cafés, certificada pelo Coffee Quality Institute, Cecília Sanada ingressou no mercado em 2007.
Eleita melhor barista do Brasil pela revista gastronômica Prazeres da Mesa, participou de concursos brasileiros de café nas modalidades barista, brewers (preparo e serviços) e cup tasters (provas de café) até assumir a posição de juíza certificada da competição BSCA/WCE.
O conhecimento adquirido ao longos dos anos a fez entender todo o processo, da semente à xícara do consumidor a nível mundial. Instrutora e consultora de qualidade no mercado brasileiro e internacional.


DATAS DISPONÍVEIS:

OUTUBRO / 2019 28 a 30 - 10:00 às 16:00
NOVEMBRO / 2019 11 a 13 - 10:00 às 16:00