Arte e Fundamentos da Torra: Cafés Especiais e Industriais

Carga horária: 4 dias

Fornecer o conhecimento base para o participante na prática da torra de cafés, em casa ou comercialmente, e dar condições ao mesmo de conduzir essas torras desde uma micro torrefação a uma grande indústria; Expandir o conhecimento de torra de cafés para quem está começando, para os apaixonados pelo café e para aqueles que já trabalham com o produto nas suas diferentes formas. É uma oportunidade para melhoria do seu negócio ou suas torras caseiras.

Público alvo: Produtores, classificadores, degustadores, baristas, profissionais da indústria e todos que queiram conhecer sobre a arte da torra de cafés.

Programação:

1. Estrutura e tipos de café verde (conceitos de densidade, porosidade, granulometria, umidade e defeitos).
2. Tipos e técnicas de processamento (natural, descascado, fermentado, honey´s) - Teoria
3. Propriedades químicas dos grãos - Teoria
4. Princípios e definições da torra do café - Teoria
5. Introdução à termodinâmica relacionada a torra do café - Teoria
6. Tipos, operação e manutenção de equipamento - Teoria
7. Reações químicas do processo de torra (Caramelização, Pirólise e Reação Maillards) - Teoria
8. Perfis de torra e como montá-los – Teoria e Prática
9. Controles de temperatura, tempo e fluxo de ar – Teoria e Prática
10. Perfis de torra e sua influência na composição do sabor – Teoria e Prática
11. Técnicas básicas de Blends e Blends de Torra – Teoria e Prática
12. Torra de amostras – Teoria e Prática
13. Introdução ao dimensionamento de micro torrefação a grandes indústrias – Teoria

O curso alia ciência e prática, abrangendo os fundamentos da torra, seu processo, transformações, a estrutura do café verde e torrado, a química do processo, o conhecimento dos vários tipos de equipamentos até a operação e manutenção dos mesmos. A parte prática aborda a construção dos perfis de torra, a repercussão dos mesmos na bebida, as diferentes técnicas de torra, tudo pautado e testado com provas sensoriais dos cafés para melhor entendimento das mudanças. Aborda também os conceitos de micro torrefação até a indústria, apresentando uma boa compreensão de todo o processo de industrialização.

Número máximo de participantes: 10

Investimento: R$ 2.800,00 - Desconto de 7% no pagamento à vista ou Parcelado em até 3x no crédito - para essa opção necessário depósito de 20% do valor do curso na inscrição para garantir a vaga. O Centro de Preparação de Café - CPC não fará reembolso do valor pago pelo curso quando houver desistência por parte do interessado. O aluno poderá utilizar o crédito para uma próxima turma se informar sobre sua desistência com 48 horas de antecedência da data programada para o início do curso. O CPC se reserva o direito de adiar ou cancelar cursos em função de alteração de agenda, limite de vagas e número mínimo de alunos por turma. Nesse caso é realizado o reembolso.

Instrutor: Leandro Carlos Paiva - graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestre e Doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado na área de Cafés Especiais, Pós – Colheita, Industrialização do Café e Barismo. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS – Campus Machado e Coordenador do Polo de Inovação Tecnológica EMBRAPII - Agroindústria do Café. É Q-Grader, Barista e Mestre em Torra.


DATAS DISPONÍVEIS:

ABRIL / 2019 23 a 26 - 08:30 às 18:00
JUNHO / 2019 11 a 14 - 08:30 às 18:00