Café Feito em Casa

Carga horária: 3 horas (14h00 às 17h00)

A arte de fazer um bom café. O curso possui conteúdo teórico e prático sobre os diversos métodos de preparo de café; degustação das categorias de qualidade do café (Gourmet, Superior, Tradicional) máquinas de ‘espresso’ domésticas; moagem; vaporização do leite.

Público alvo: Apreciadores de café.

1. Café - da planta à xícara (espécies, plantação, secagem, beneficiamento, torra);
2. Máquinas para uso doméstico (as diferentes opções que temos no mercado, como escolher?);
3. Equipamentos para vaporização de leite (como vaporizar o leite para preparar um cappuccino em casa);
4. Moinhos para uso doméstico (a diversidade de moinhos e como utilizá-los em casa);
5. Conteúdo prático;
6. Degustação das categorias de qualidade (Gourmet, Superior, Tradicional);
7. Preparo de café em máquinas de ‘espresso’ (como melhorar o preparo de seu ‘espresso’ em casa);
8. Preparo e degustação de um mesmo café nos diferentes métodos de preparo de café e as diferenças entre eles (Filtro de papel, pano, Prensa francesa, Moka, Ibrik, Hario V60, 9. Chemex, Aeropress, Clever, Soft Brew, Handspresso);
10. Moagem correta para cada um dos métodos de preparo (dicas de granulometria para cada um dos métodos de preparo);
11. Vaporização de leite (qual leite utilizar, como utilizar);
12. Preparo de bebidas com leite (como preparar bebidas em casa).

Investimento: R$ 230,00 - Desconto de 7% no pagamento à vista ou Parcelado em até 3x no crédito - para essa opção necessário depósito de 50% do valor do curso na inscrição para garantir a vaga. O Centro de Preparação de Café - CPC não fará reembolso do valor pago pelo curso quando houver desistência por parte do interessado. O aluno poderá utilizar o crédito para uma próxima turma se informar sobre sua desistência com 48 horas de antecedência da data programada para o início do curso. O CPC se reserva o direito de adiar ou cancelar cursos em função de alteração de agenda, limite de vagas e número mínimo de alunos por turma. Nesse caso é realizado o reembolso.

Instrutor: Rafael Godoy, coordenador e instrutor do CPC do Sindicafé-SP. É barista desde 2006. Foi barista campeão nacional e regional em 2012, representado o Brasil no Campeonato Mundial de Baristas em Viena, no mesmo ano. Foi membro do comitê que regulamentou a profissão barista em 2012, na classificação ocupacional brasileiras de ocupações (CBO).