Ciência da Torra do Café - RC1

Carga horária: 3 dias

Criando Perfis de Torra em estado da arte!

É como deve ser ao se trabalhar com a torra do café.
Conhecer de forma aprofundada e assertiva a matéria prima, sua origem, composição química e características sensoriais primárias é o ponto de partida para se estabelecer um processo de torra perfeito.
Sim, as sementes do café são o grande personagem da torra, pois cada uma delas abriga uma inúmeras possibilidades de aromas e sabores definidas por reações químicas e que irão se expressar no perfil sensorial da bebida.
O protagonista da torra do café é a semente e não o equipamento!
E você tem deve ter o controle total!

O Curso Ciência da Torra do Café | Ensei Neto Educação™ é considerado como o mais abrangente do mercado, estruturado em sólida base científica, propiciando uma visão aprofundada sobre a matéria prima, a semente do café, e seu comportamento durante o processo de torra.
Além disso, diversas ferramentas muito poderosas serão apresentadas com o objetivo de auxiliar o Mestre de Torra no desempenho de seu ofício: a inovadora e precisa Metodologia dos Marcadores Sensoriais, e o Gráfico Visual vrLink, estabelecidos por Ensei Neto.

Público alvo: Produtores, classificadores, degustadores, baristas, profissionais da indústria e todos que queiram conhecer sobre a arte da torra de cafés

Programação:

Ao final deste módulo RC 1 - FUNDAMENTOS, com carga horária de 24 horas-aula, os participantes terão aprendido:

as bases da Físico Química para a Torra do Café;

a fundamental relação entre as Reações Químicas e o Balanço de Energia;

a estimar a energia intrínseca (original) de um lote de café, base do sistema Smart Roasting | Ensei Neto Educação™;

aprender sobre as diferenças entre sementes das espécies Arábica e Robusta/Conilon do Brasil;

a controlar os principais parâmetros envolvidos no processo de Torra do Café;

definir Perfis de Torra estruturados a partir do Balanço de Energia nas torras de Arábicas e Robustas/Conilon do Brasil;

a realizar a integração técnica entre matérias primas, dinâmicas de processo, perfis sensoriais e respectivas programações para todos os tipos e escala de equipamentos;

a compreender as diferenças entre os equipamentos de torra artesanal (a partir de 1 kg) até os sofisticados e gigantes torradores de 1 tonelada.

O curso possui excelente equilíbrio entre teoria e prática!

E o mais importante: você poderá torrar seus próprios cafés, além de ter a oportunidade de trabalhar com cafés de diferentes origens.

Número máximo de participantes: 8

Investimento: R$ 2.700,00 - Desconto de 4% no pagamento à vista, parcelado em até 3x no crédito (link ou presencial) ou pagamento de 20% do valor do curso na inscrição para garantir a vaga e o saldo parcelado em até 3x no 1º dia do curso. O Centro de Preparação de Café - CPC não fará reembolso do valor pago pelo curso quando houver desistência por parte do interessado. O aluno poderá utilizar o crédito para uma próxima turma se informar sobre sua desistência com 48 horas de antecedência da data programada para o início do curso. O CPC se reserva o direito de adiar ou cancelar cursos em função de alteração de agenda, limite de vagas e número mínimo de alunos por turma. Nesse caso é realizado o reembolso

Instrutor: Ensei Neto é consultor em Gestão Sensorial de Bebidas & Alimentos. Criador do The Coffee Traveler, primeiro blog do Brasil especializado em café e experiências sensoriais. Membro titular do Technical Standards Committee da SCAA, no qual foi um dos responsáveis pela estruturação dos protocolos de avaliação de café da SCAA juntamente com o Mané Alves e Steven Diaz.


DATAS DISPONÍVEIS: