Banco de Consultores - Sindicafé

Especialidade:

Governança corporativa e familiar

Formação:

Graduado em Direito pela PUC-SP, com especialização em Governança Corporativa em Empresas Familiares pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em Gestão de Empresas Familiares pelo INSPER-SP, em Corporate Secretary pelo International Finance Corporation - IFC e em Compliance, pelo INSPER-SP. É certificado em Digital Acceleration pela Hyper Island, escola sueca de inovação, e formado no curso para Conselheiros de Administração do IBGC.

Cidade:

Recife / PE

Empresa onde trabalha:

MHRZ Consultoria em Governança

Cargo:

Fundador

Principais áreas em que atua:

1 - Governança Corporativa e Familiar - fundador da MHRZ - Soluções Integradas em Governança;; 2 - Programas de desenvolvimento de membros de famílias empresárias e negócios familiares - Co-fundador da Escola F – Educação para Famílias Empresárias;; 3 - Conselheiro Independente de Administração - Yes Cosmetics;; 4 - Mentoria para empreendedores - Mentor da Endeavor Brasil, entidade internacional que apoia o empreendedorismo;; 5 - Mentoria para negócios de impacto social - Mentor do Porto Social

Trabalhos de consultoria e resultados obtidos:

1 - Planejamento e implementação de estruturas de governança corporativa e familiar para diversas famílias empresárias - sucessão; estruturas de gestão (Diretoria, Comitês e Conselhos); acordos de sócios; ferramentas de comunicação e integração da família e negócio; elaboração de Planos de Desenvolvimento Individuais; avaliação de estruturas de governança.; ; 2 - Desenvolvimento de programas de formação de sócios-familiares in company - programas de educação e formação especialmente desenvolvidos para atender aos desafios dos membros das famílias.; ; 3 - Preparação de sucessores na nova geração e acompanhamento do processo de transição na gestão.; ; 4 - Busca, seleção e acompanhamento do desempenho de conselheiros independentes para empresas, com diagnóstico prévio dos desafios do negócio e desenho do perfil dos candidatos, além da atuação como profissional de governança para garantir o correto funcionamento do conselho.

Empresas em que trabalhou como colaborador ou consultor:

Grupo Ricardo Brennand
Farmácias Pague Menos
Elizabeth Revestimentos
Grupo Parvi
Rapidão Cometa

Referências pessoais e profissionais:

Ricardo Brennand Filho
Américo Pereria