O Grupo de Avaliação de Café entende as necessidades de se ter um produto de
qualidade e único, mas ao mesmo tempo que atenda às reais necessidades do mercado.

Possui laboratório que permite estudo de perfil de torra, desenvolvimento de blends, assim
como avaliações físicas como testes de extração, granulometria e ponto de torra.

Conta com grupos de profissionais capacitados para avaliar a
qualidade sensorial do café de maneira rápida e precisa.

Parceria com laboratórios credenciados para análises químicas, físico químicas,
microbiológicas e microscopia com desconto dos valores para clientes do GAC.

Política da Qualidade

O SINDICAFESP - Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, sendo a mais ampla organização representativa do setor no Brasil, através da área do GAC – Grupo de Avaliação de Café, busca prover serviços avaliação de cafés verdes ou crus, cafés torrados e produtos similares, de forma competente e imparcial no que se refere a projetos, desenvolvimento e realização de ensaios sensoriais, físicos, químicos e microbiológicos e determina como a sua Política da Qualidade, atender às necessidades de clientes, partes interessadas e requisitos aplicáveis, através da busca da melhoria continua dos serviços, processos e sistema de gestão da qualidade, com foco na valorização e atualização dos colaboradores e parceria com os fornecedores. Continua adequada ao Sistema de Gestão adotado.

ANÁLISES

Controle de Qualidade


    Análises Sensoriais
    Análises sensoriais...



Análises terceirizadas


Treinamentos e Capacitação

O GAC sabe a importância da manutenção dos produtos e para isso conta com treinamentos específicos para controle da qualidade do café. A formação de painéis ou equipes dentro e fora das indústrias serve para monitorar a uniformidade dos produtos, quando desejado. Fornece treinamentos in company para formação dos profissionais ligados ao processamento de café desde a entrada da matéria prima até o consumidor final. Aliado ao GAC, o CPC (Centro de Preparação de Café) possui cursos regulares de formação de barista, do básico ao avançado, ciência da torra, classificação e degustação de cafés, gestão, entre outros.

TÉCNICAS DE ANÁLISE SENSORIAL APLICADAS AO CAFÉ

A Ciência Sensorial é uma ferramenta extremamente importante na obtenção e manutenção da qualidade de um produto, sendo utilizada em diversas áreas de alimentos, farmacêutica, cosméticos, têxtil. Através das técnicas, corretamente aplicadas, é possível a detecção de um problema, a definição do que é necessário medir e como medir. Estas técnicas, sejam elas descritivas, discriminativas ou afetivas, permitem evocar, medir, analisar e interpretar respostas a um estímulo do ser humano, frente a um determinado produto.

Análise Programa de Qualidade do Café

Análise de Perfil de Sabor

Perfil de Torra

A etapa de torra é uma das mais importantes em uma torrefação e pensando nisso, nosso laboratório fornece equipamentos necessários para testes, assim como coordenação ou auxílio para definição das curvas de torra.

Desenvolvimento de Blends

Uma das mais encantadoras fases do desenvolvimento, permite criar uma variabilidade imensa de produtos. Utilizamos uma metodologia que permite o preparo e manutenção dos blends e que pode ainda correlacionar dados de estudos com consumidores.

CERTIFICAÇÃO