Avaliação Sensorial - Café Verde [ MÓDULO I ]

Carga horária: 4 dias - das 9h às 16h

A avaliação sensorial é uma atividade dinâmica que está focada na utilização dos sentidos do ser humano, para a medição das percepções sensoriais e/ou seus efeitos na aceitação e compra de produtos.
No caso do café verde, auxilia na identificação das características da bebida que norteiam o comércio do produto no mercado interno e externo.
Este treinamento intensivo, ministrado 6 horas por dia durante 4 dias consecutivos, é projetado para ajudá-lo a selecionar, conduzir e analisar amostras de café verde. 
Para um melhor entendimento técnico, o treinamento é dividido em aulas teóricas e práticas, com análises laboratoriais e sessões de resolução de problemas. 
Você aprenderá sobre fisiologia sensorial, classificação de bebida de café, classificação física, cotações e mercado.

Uma característica importante do curso são as sessões de laboratório / demonstração nas quais você participará em média dez exercícios / demonstrações, incluindo:
- Exercício básico de gosto
- Fatores de sensação química
- Exercícios com aromas
- Classificação da bebida de café arábica  (estritamente mole, mole, apenas mole, dura, riada Rio e Riozona)
- Classificação da bebida café canephora (excelente, boa regular e anormal)
- Classificação física por tipo (defeitos)
- Classificação física por tamanho (peneiras)
- Classificação física por classe (cor)
- Medidas físicas
- Torra de amostras
- Noções do protocolo SCA (o protocolo será aprofundado no curso avançado de sensorial)

As aulas teóricas serão ministradas em sala de aula mantendo distanciamento de 1,5m entre os participantes e os testes sensoriais serão realizados em cabines individuais no nosso laboratório de avaliação sensorial com padrão  internacional, adotaremos o protocolo de cupping porém individual (cada participante terá seu próprio conjunto de amostras colheres e cuspideira) garantido a integridade e bem estar dos participantes.

Público alvo: Indicado para aqueles que querem conhecer melhor o café, desde a planta até os mercados para comercialização, Padrões do Mercado de Commodities e Mercado de Cafés Especiais.

Programação:

1. Introdução do Sistema de Classificação e Degustação Brasileira;
2. Comparação dos diferentes sistemas de classificação do mundo;
3. Estudo dos defeitos intrínsecos e extrínsecos do café;
4. Classificação física de café verde;
5. Classificação sensorial do café baseado no COB;
6. Estudo dos perfis sensoriais do Brasil;
7. Mercado de Commodities x mercado de Cafés especiais;
8. Mercado de café robusta

Número máximo de participantes: 4

Investimento: R$ 1.310,00 - Desconto de 4% no pagamento à vista ou Parcelado em até 3x no crédito - para essa opção necessário depósito de 20% do valor do curso na inscrição para garantir a vaga. O Centro de Preparação de Café - CPC não fará reembolso do valor pago pelo curso quando houver desistência por parte do interessado. O aluno poderá utilizar o crédito para uma próxima turma se informar sobre sua desistência com 48 horas de antecedência da data programada para o início do curso. O CPC se reserva o direito de adiar ou cancelar cursos em função de alteração de agenda, limite de vagas e número mínimo de alunos por turma. Nesse caso é realizado o reembolso.

Instrutor: Camila Arcanjo
Mestranda em Alimentos e Nutrição na área de Análise Sensorial e graduada em Química, ambas pela UNICAMP. Mais de 15 anos de experiência em análise sensorial, fez parte da equipe do ITAL por 11 anos, atualmente é coordenadora GAC (Grupo de Avaliação de Café) do Sindicafé-SP. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial.


DATAS DISPONÍVEIS: