Educação Sensorial - Fundamentos

Carga horária: 2 dias - 9:00 às 17:00 (13 horas-aula)

Este é o clássico curso Educação Sensorial para Apreciação de Bebidas & Alimentos em novo modelo presencial com módulos aos finais de semana.

Ao proporcionar formação fundamental para a Educação Sensorial ou Educação dos Sentidos, é um curso de autoconhecimento para interessados e profissionais dos setores de bebidas e alimentos.
São abordos os mecanismos de percepção sensorial, formação da memória, calibragem sensorial e práticas introdutórias para aferição do aprendizado.

Será realizado nas modernas instalações do Laboratório do Sindicafé SP, em São Paulo, SP, de acordo com normas ABNT, e que aplica rigoroso protocolo de proteção à saúde, possui salas especialmente projetadas para garantir o distanciamento social e o exclusivo grupo de cabines individuais para avaliação sensorial similar às melhores universidades e centros de pesquisa.

Público alvo: Profissionais de Bebidas & Alimentos dos setores de serviços e controle de qualidade de processos e produtos, sommeliers, enólogos, cozinheiros, bartenders, baristas, mestres de torra e interessados.

Programação:

1) A formação da memória

2) Mecanismos de Percepção Sensorial: Olfato e Gustação.

3) Introdução à Teoria dos Estímulos e Respostas Sensoriais.

4) Calibragem Sensorial.

5) Aplicação de Exercícios Práticos: Olfato e Gustação.

6) Aplicando conhecimentos na apreciação de Água e Café.

Número máximo de participantes: 8

Investimento: R$ 950,00 - Desconto de 4% no pagamento à vista (depósito ou transferência) ou Parcelado em até 3x no crédito (link ou presencial)- para essa opção necessário depósito de 20% do valor do curso na inscrição para garantir a vaga. O Centro de Preparação de Café - CPC não fará reembolso do valor pago pelo curso quando houver desistência por parte do interessado. O aluno poderá utilizar o crédito para uma próxima turma se informar sobre sua desistência com 48 horas de antecedência da data programada para o início do curso. O CPC se reserva o direito de adiar ou cancelar cursos em função de alteração de agenda, limite de vagas e número mínimo de alunos por turma. Nesse caso é realizado o reembolso.

Instrutor: Ensei Neto é consultor em Gestão Sensorial de Bebidas & Alimentos. Criador do The Coffee Traveler, primeiro blog do Brasil especializado em café e experiências sensoriais. Membro titular do Technical Standards Committee da SCAA, no qual foi um dos responsáveis pela estruturação dos protocolos de avaliação de café da SCAA juntamente com o Mané Alves e Steven Diaz.

Camila Arcanjo
Mestranda em Alimentos e Nutrição na área de Análise Sensorial e graduada em Química, ambas pela UNICAMP. Mais de 15 anos de experiência em análise sensorial, fez parte da equipe do ITAL por 11 anos, atualmente é coordenadora GAC (Grupo de Avaliação de Café) do Sindicafé-SP. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial.


DATAS DISPONÍVEIS:

AGOSTO / 2021 21 a 22 - 09:00 às 17:00 - Turma 5
NOVEMBRO / 2021 06 a 07 - 09:00 às 17:00 - Turma 6