| Notícia

Projeto “Fazedores de Café" no Sindicafesp

Qua, 07 de Agosto de 2019 às 21:00

Com o objetivo de capacitar jovens em situação de risco, brasileiros e refugiados, a Sofá Café e o Sindicafe-SP se juntaram para desenvolver o projeto “Fazedores de Café”. A proposta é proporcionar a esses jovens a possibilidade de profissionalização como baristas, inserindo-os no mercado de trabalho.

Criado e idealizado por Diego Gonzales, fundador da Sofá Café, o projeto está na sua 7ª turma e tem a duração de 5 meses, sendo 3 meses em sala de aula, na própria empresa e também no Centro de Preparação de Café - CPC, do Sindicafé-SP, sob a coordenação de Camila Arcanjo, e 2 meses de estágios em cafeterias. Após o curso, os alunos estão em condições de trabalhar como “baristas”.

De acordo com Paulo Gabriel Maciel da Silva, coordenador do projeto, os perfis dos estudantes são de pessoas que moram afastados do centro de São Paulo, em regiões carentes, com idade média de 22 anos. Como os estágios são em cafeterias, nove no total, as possibilidades de aproveitamento nas próprias empresas são bem grandes.

Para o presidente executivo do Sindicafé-SP, Nathan Herszkowicz, esse tipo de inciativa possibilita aos participantes enxergar o mundo de uma maneira mais ampliada, com perspectivas efetivas de colocação profissional e abrir o maravilhoso mundo do café para os jovens alunos.

Essa 7ª turma é composta de seis jovens, sendo 4 brasileiros e dois estrangeiros, de Mali e Somália.